"Empoderamento Feminino em Patativa: 23 Mulheres Conquistam Novas Oportunidades Através de Curso Cooperativista"

19 set 2024 Compartilhar

Na comunidade de Patativa, em Ceará-Mirim/RN, 23 mulheres estão transformando suas realidades por meio do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. Promovido pela Escola Agrícola de Jundiaí, através do Programa Mulheres Mil, vinculado ao PRONATEC/EAJ/UFRN, o curso tem oferecido às alunas uma formação que vai além de conhecimentos técnicos. Em cada aula, são realizadas dinâmicas que incentivam o trabalho em equipe, promovendo valores como igualdade e equidade.

Bom... Nós mulheres sem terra acampada, estamos gostando muito do curso e é de suma importância esse processo de formação com as companheiras. Esse projeto do Mulheres Mil é muito importante para nossa classe trabalhadora, trabalhando o cooperativismo. E os professores são ótimos, a metodologia utilizada é muito boa e é de suma importância, pois um sistema nos negou a educação o tempo inteiro e nós enquanto pessoa, estar em uma sala de aula estudando é muito significativo. Essa turma é diversa, é formada por mulheres jovens, mulheres mães, mulheres idosas e mulheres trans. (Aluna
Jeniffer Rocha da Silva).

Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Ceará Mirim/RN


Essas atividades reforçam o espírito cooperativista e fortalecem o vínculo entre as participantes, preparando-as para desafios futuros no mercado de trabalho e em suas comunidades. O programa se destaca como uma importante ferramenta de inclusão e empoderamento feminino na região.

Essa é mais uma prova do impacto positivo que a educação e o cooperativismo podem gerar, especialmente na vida dessas mulheres.