EAJ/UFRN lança edital do Pronatec EnergIFE 2026 para curso em energia solar
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) lançou o primeiro edital de cursos relacionados ao Pronatec EnergIFE 2026, que trata do processo seletivo simplificado para alunos interessados no curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A iniciativa integra ações do Ministério da Educação voltadas à qualificação profissional em áreas estratégicas da transição energética e da sustentabilidade.
O Pronatec EnergIFE é coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC/MEC) e tem como objetivo atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no setor de energias renováveis, especialmente na área de energia solar fotovoltaica. O curso ofertado é de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas, modalidade presencial e duração aproximada de três meses, com início previsto para 9 de março.
Neste primeiro momento, estão sendo ofertadas 225 vagas, com formação de cadastro reserva, distribuídas em sete turmas nos municípios de Natal, Macaíba, Mossoró, Caraúbas e Currais Novos. As aulas acontecerão em instituições parceiras da UFRN, como a própria Escola Agrícola de Jundiaí, a UFRN em Natal, a UFERSA nos campi de Mossoró e Caraúbas, além da FELCS, em Currais Novos, com horários variados nos turnos da tarde, noite e aos sábados.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 27 de janeiro a 10 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico. Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma turma, escolhendo o polo desejado no momento da inscrição. Para participar do processo seletivo, é necessário ter 18 anos ou mais, possuir ensino fundamental completo e não estar matriculado em outro curso financiado pelo Bolsa Formação/Pronatec, como Pronatec Aquicultura ou Mulheres Mil.
Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas disponíveis, a seleção será realizada por sorteio eletrônico, previsto para o dia 11 de fevereiro. O edital estabelece ainda que no mínimo 30% das vagas sejam destinadas a mulheres, como forma de incentivar a participação feminina nas áreas de energias renováveis. Não havendo candidatas suficientes, as vagas poderão ser preenchidas pelos demais interessados.
A lista com a sequência final para convocação dos candidatos será divulgada até 12 de fevereiro, no site www.pronatec.ufrn.br. A convocação dos candidatos do cadastro reserva ocorrerá de acordo com a disponibilidade orçamentária do programa. O resultado final do processo seletivo e eventuais comunicados também serão publicados no site do Pronatec EAJ/UFRN.
Mais Cursos
Além do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, a Escola Agrícola de Jundiaí informa que novas turmas do Programa EnergIFE serão abertas em breve no Rio Grande do Norte, ampliando as oportunidades de qualificação profissional na área da transição energética. O programa contempla formações nas áreas de Energia Eólica – fundamentos, Energia Fotovoltaica – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Biocombustíveis – Auxiliar de Produção de Biocombustíveis (biodiesel e bioquerosene de aviação), Mobilidade Elétrica – Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos, além de cursos de Eficiência Energética, com foco em manutenção em sistemas energéticos industriais e em automação e controle para eficiência energética.