Coordenadoras do Mulheres Mil na UFRN participam de formação sobre metodologias de Acesso, Permanência e Êxito na SETEC/MEC

Por: Ranniery Sousa em: 28 abr 2025 Compartilhar

Entre os dias 7 e 11 de abril, as professoras Patricia Regina Amante (Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ/UFRN) e Ana Flávia de Souza Timóteo (Escola de Saúde da UFRN – ESUFRN), que atuam como coordenadoras adjuntas do Programa Mulheres Mil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram de uma intensa semana de oficinas formativas promovidas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

As oficinas tiveram como foco o treinamento e a atualização das metodologias de Acesso, Permanência e Êxito – princípios fundamentais do Programa Mulheres Mil, que visa promover a inclusão educacional e social de mulheres em situação de vulnerabilidade. A formação teve como objetivo preparar as instituições para a implementação qualificada das novas vagas do programa, previstas para o ano de 2025.

Durante o evento, representantes de diversas instituições federais de ensino, incluindo o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Subcoordenadoria de Educação Profissional e Tecnológica do RN SUEP e SEEC, estiveram presentes, junto a profissionais de outros estados. O encontro proporcionou um importante espaço de troca de experiências, alinhamento pedagógico e fortalecimento da rede de atuação do Mulheres Mil em todo o país.

A participação das coordenadoras da UFRN reforça o compromisso da instituição com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento das políticas públicas de acesso à educação profissional para mulheres. Com o conhecimento adquirido, as docentes estarão aptas a aplicar as metodologias discutidas nas novas turmas que estão sendo planejadas, garantindo não apenas o ingresso das alunas, mas também sua permanência e o sucesso nas trajetórias formativas.

O Programa Mulheres Mil integra as ações do Pronatec e tem como premissa a transformação social por meio da educação, promovendo cidadania, qualificação profissional e novas oportunidades de vida para mulheres em diferentes regiões do Brasil.