UFRN celebra a entrega de certificados a 53 alunos do PRONATEC Aquicultura em formatura conjunta
No último sábado (9), o Pronatec/UFRN celebrou a entrega de certificados conjunta de três turmas do curso de Aquicultor, reunindo alunos dos municípios de Baía Formosa, Santa Cruz e São José de Mipibu. A solenidade aconteceu na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba, e marcou a conclusão de uma etapa de 160 horas de formação, totalizando 53 novos profissionais capacitados.
O evento contou com a presença dos formandos, professores, equipe de apoio do Pronatec/UFRN e autoridades dos municípios que receberam as capacitações. Para a professora Karina Ribeiro, coordenadora geral do Pronatec na UFRN, a formatura é um momento prazeroso e que faz com que os alunos possam voltar à EAJ/UFRN para outras capacitações. “Muitos dos alunos são filhos ou fazem parte da pesca artesanal, da aquicultura de pequeno porte ou agricultores familiares. Eles tiveram conhecimento nessa formação inicial e continuada e podem agora fortalecer a atividade em todo o estado”, afirmou.
Também estiveram presentes o professor Fábio Magno, coordenador do Pronatec Aquicultura, Alexandre Moreira, secretário de Pesca de Baía Formosa, Rondinelle Fernandes, presidente da Colônia de Pesca de Santa Cruz e Francisca Soraya, pedagoga do Pronatec. Também prestigiaram a formatura os professores das turmas, Elizabete Santos (São José de Mipibu), Daniel Anchieta (Santa Cruz) e Ítalo Braga (Baía Formosa).
Durante a cerimônia, o coordenador do curso, Fábio Magno, destacou o empenho das turmas. "Foi uma grande alegria ver o compromisso dos alunos do início ao fim. As turmas chegaram até aqui com a maior parte dos estudantes que começaram o curso. Também parabenizo os professores, que se desdobraram para ministrar aulas nos municípios, levando conhecimento para a população do interior", afirmou.
Entre os formandos, a pescadora Margarete Alexandria da Silva Costa compartilhou sua trajetória. "Sempre trabalhei com pesca. Desde os meus pais, a minha família depende dessa atividade. Gostei muito do curso, aprendi coisas novas e consegui profissionalizar ainda mais o trabalho que já realizo", contou.
Já Francisco Fernandes, que se formou na turma de Santa Cruz, contou que o curso foi gratificante pelo conhecimento adquirido. “A gente vive da pesca e esse curso trouxe muitos dados que vamos levar para o nosso dia a dia. Hoje a formatura é a sensação de missão cumprida, porque nos esforçamos muito pra concluir esse curso”, comemorou.
O curso de Aquicultor integra a oferta de formação inicial e continuada (FIC) do Pronatec/UFRN, com foco na produção sustentável, geração de renda e valorização das cadeias produtivas locais. A coordenadora geral do programa, Karina Ribeiro, a entrega de certificados é mais um marco na missão de levar educação profissional de qualidade a diferentes regiões do Rio Grande do Norte. "Essa é a essência do Pronatec: oferecer oportunidade, qualificação e transformação social", destacou.