155 alunos são certificados pelo Pronatec Aquicultor em solenidade na EAJ/UFRN
O Pronatec/UFRN celebrou, no último sábado (29), a conclusão de nove turmas dos cursos da área de Aquicultura, totalizando 155 alunos formados. A cerimônia aconteceu no ginásio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) e contou com a presença de alunos concluintes, familiares, professores, equipe de apoio, gestores da UFRN e representantes dos municípios contemplados — entre eles secretários municipais e presidentes de colônias de pescadores.
A solenidade foi aberta com uma apresentação especial da Orquestra Guaraíras, de Tibau do Sul, que emocionou o público e marcou o início da entrega dos certificados às turmas de Senador Georgino Avelino, Canguaretama, Macaíba, Arez, Baía Formosa, Jundiá e Tibau do Sul. Os estudantes se formaram nos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Aquicultor e Operador de Beneficiamento de Pescado.
Entre as histórias de superação, a dona de casa Marizete Pereira, concluinte do curso de Beneficiamento de Pescado em Arez, destacou o orgulho de voltar a estudar após décadas longe da sala de aula. “Terminei meus estudos em 1997. Fazia muito tempo que não estudava e aprendi muita coisa”, contou emocionada.
Também da turma de Arez, o pescador Nilvan Barbosa ressaltou o quanto o curso acrescentou à sua experiência profissional. “Trabalho com pesca a vida toda e aprendi muita coisa. Foi excelente, principalmente sobre boas práticas e beneficiamento de pescado. Agora queremos mais turmas para aprender mais e continuar nos profissionalizando”, afirmou.
Já Joelma Domingos, pescadora de Macaíba e integrante de uma família tradicional na atividade, disse ter realizado um sonho. “Aprendi mais do que já sabia. Nunca imaginei receber um diploma. Estou realizada”, comemorou.
Para a coordenadora do Pronatec na UFRN, professora Karina Ribeiro, a formatura representa um marco importante. “Foi um momento extremamente especial, por entregarmos certificados a nove turmas, em diversos municípios, com mais de 100 alunos concluintes. É gratificante e motivador para continuarmos lutando por ainda mais vagas e recursos”, afirmou.
O diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, professor Ivan Max Lacerda, destacou o papel da instituição na interiorização da educação profissional. “A EAJ tem vocação para programas de fomento e é hoje um dos maiores ofertantes de cursos do Brasil. Mesmo sendo um estado pequeno, para a UFRN é uma alegria ver a educação chegando ao interior com formação de qualidade. É gratificante perceber que estamos no caminho certo”, declarou.
O evento encerrou um ciclo de formação profissional que reforça o compromisso da UFRN e da Escola Agrícola de Jundiaí com o desenvolvimento social e econômico das comunidades pesqueiras do Rio Grande do Norte.